Como instalar o “Windows Phone Developer Tools CTP” no Windows XP!


Pessoal, procurando na internet eu achei algo muito legal e gostaria de compartilhar com vocês.
Quando o "Windows Phone Developer Tools CTP" foi lançado, fiquei super ansioso para instala-lo no meu computador. Infelizmente não tenho um computador muito bom e ainda utilizo o Windows XP. E não é que eu fui surpreendido novamente!?! O emulador do WP7 necessita do DirectX 10 com um driver WDDM 1.1, nenhum dos quais existem no Windows XP… Deparado com este problema e não querendo gastar em um computador novo que aguentasse o Windows 7, decidi procurar na internet e, como o bom pesquisador que sou (graças a um certo site), encontrei um workaround! É bem simples na verdade, e fiquei espantado que funciona (menos o emulador, é claro)!
Ok, vamos ao que interessa. Primeiro você deve baixar o toolkit neste site:
Windows Phone Developer Tools CTP – April Refresh
Entre no link e baixe o arquivo "VMXvm_web.exe".
Este arquivo é o instalador. Se você tentar apenas executar o programa ele irá abrir mas, em algum passo da instalação, ele irá falar que o Windows XP não é suportado. O XNA em si funciona no Windows XP, o que não funciona é o emulador do Windows Phone 7, infelizmente. Se você não se preocupa com esta falta de funcionalidade siga em frente, caso contrário, este workaround não serve para você e eu recomendo que você instale o Windows 7, no qual o toolkit provavelmente funcionará.
Obs: Lembre-se que mesmo se você estiver no Windows 7, o emulador necessita que a sua placa de vídeo tenha suporte ao DirectX10. Se sua placa for da NVidia, apenas as placas da série GeForce 8xxx ou superior funcionarão.
Após baixar o arquivo, extraia o conteúdo do arquivo executando o comando "vm_web.exe /x" (sem as aspas) no DOS. Quando você executar este comando ele irá pedir uma pasta, que será o local onde os arquivos serão extraídos. Escolha uma pasta qualquer, "temp" por exemplo.
Vá até a pasta onde você extraiu os arquivos e edite o arquivo "baseline.dat" no notepad ou o seu editor de texto preferido. Procure por "[gencomp7788]" (sem as aspas) e, um pouco abaixo disso, mude o valor das variáveis InstallOnLHS e InstallOnWinXP de 1 para 0.
O trecho deve ficar parecido com isso:

[gencomp7788]

InstallOnLHS=0

InstallOnWinXP=0


Salve e feche o arquivo e execute o comando "setup.exe /web" (sem as aspas) no DOS, na pasta em que você havia extraído os arquivos. Agora apenas siga com a instalação normal e pronto! Você acaba de instalar o WP Developer Tools CTP no Windows XP!

Espero que este workaround funcione com vocês como funcionou para mim.

Para quem está curioso para saber em onde eu achei isso, aqui está o site onde eu encontrei este workaround: Windows Phone 7 CTP Windows XP bypass?

Grato novamente pela atenção,
            Alexandre Z. Chohfi

6 Respostas

  1. Ótimas matérias, muito obrigado por todas as dicas, sou aluno da CEUNSP e estava atras de material para desenvolvimento no Windows Phone, tive uma visita de 2 rapazes que nos mostrou sobre o WPhone e upei 3 aplicativos no site esperando aprovação, mas estou qrendo me aprofundar e aprender todos as ferramentas para desenvolver e deichar mais bonito a interface, se tiver um material alguma coisa eu agradeço, trevisan89@hotmail.com

  2. obrigado xandao demorei pra pegar mas funcionou aqui \o/

  3. POXA TIPO DEU CERTO MAIS NA HORA QUE VAI INSTALAR O JA NA TELA DO DEVERLOPE APARECE UM ERRO DE FRAMEWORK 4 MULT-TARGENTING PACK, COMO RESOLVER ISSO?

Deixe uma resposta

