Férias e Iniciação Científica!

page_logo
 

Finalmente, depois de 4 meses de aula, os alunos da UFSCar estão entrando nas férias de Julho! Por um mês a Universidade Federal de São Carlos será um lugar deserto e praticamente inabitado. Apenas os mais corajosos e destemidos estudantes(lê-se pós-graduando) tem a árdua tarefa de proteger a faculdade neste mês.

Enquanto isso, eu, depois de uma final de ImagineCup e 3 semanas extremamente estressantes de prova, estarei em São Paulo, minha casinha de repouso. Mal chego e já começa ruim. O carro do meu pai foi roubado na frente do trabalho dele no dia que eu cheguei em São Paulo. Agora é busão pra lá, busão pra cá e nada de mordomia. Fora isso, esta indo tudo certo aqui em casa.

Estou trabalhando na minha Iniciação Científica com os professores Jander Moreira, do Departamento de Computação, e o professor Ademir Paceli Barbassa, do Departamento de Engenharia Civil. A iniciação é em cima de um projeto bem antigo, que um outro aluno do professor Jander iniciou, que visa digitalizar e vetorizar graficos de medições meteorológicas do Brasil. Em São Paulo e Brasília existe uma base de bados (um monte de graficos arquivados) com as medições dos ultimos 50 anos de, por exemplo, todas as chuvas. São aproximadamente 200 chuvas por ano, portanto aproximadamente 10.000 graficos que devem ser digitalizados e eu estou com a tarefa de por em operação esse programa para digitalizar estas imagens, portanto o programa deve ser muito facil de usar e rapido, oque esta me dando muito trabalho. Fora isso, como a primeira pessoa que mexeu com esse programa começou a desenvolve-lo em  1997, e em Delphi7(que deus o tenha), eu estou na verdade recodificando ele todo em C#, muito mais facil de desenvolver e programar.

O programa deve ler as imagens e filtrar apenas o mais importante, a linha escrita pela maquina. O aparelho que a escreve é similar a um sismógrafo, com as linhas do grafico com uma concavidade para a agulha ficar alinhada corretamente. O programa deve remover a grade, o fundo, todos os ruidos da leitura(manchas) e retornar apenas uma linha grossa de onde a agulha passou. Depois é feito um afinamento da linha com um outro algoritmo e em seguida uma eliminação dos caminhos mais curtos pegando apenas o maior caminho que a linha passa, garantindo o melhor resultado. Antes de tudo isso ele deve remover a inclinação do grafico, rotacionando ele. Para finalizar deve ser feita uma basica regra-de-três e remover os dados do grafico, dada uma precisão.

O programa é bem interessante e estou tentando conseguir uma bolsa FAPESP. Como não tenho nem uma reprova em nem uma matéria estou confiante que irei consegui-la. Se conseguir, semestre que vem será bem mais tranquilo em relação a dinheiro doque os ultimos, hehe.

Bem, basicamente é isso que está acontecendo na minha vidinha atualmente.

Até a proxima notícia,
        Alexandre Z. Chohfi

Deixe uma resposta

